Rio 2016 – uma reflexão prévia

bla bla bla Brasil escolhido bla bla bla desviarão dinheiro bla bla bla projeto de 28 bilhões…

Depois de dada a notícia e a minha opinião, vamos ao que interesssa:

Ah! Voley de praia!

Ah! Volley de praia!

Dentre as 4 cidades que se candidatavam, claramente Rio e Madrid eram as favoritas. Madrid ainda levava uma vantagem: o Logotipo de sua candidatura era uma mão com 5 dedos. A mão de nosso representante brasileiro só tinha 4.

Mas estava meio evidente que o Rio de Janeiro levava uma grande vantagem sobre as outras. O COI queria uma Olímpiada na América do Sul. Acho que tem alguma coisa a ver com o sistema de cotas olímpicas, que prevê algumas olimpíadas para países pobres (a Fifa vem seguindo um esquema parecido). De qualquer forma, as imagens dizem tudo também:1

Cariocas mostrando porque o Rio foi o escolhido

Cariocas mostrando porque o Rio foi o escolhido

Americana deixando claro que ao menos foi certo eliminar Chicago

Americana deixando claro que ao menos foi certo eliminar Chicago

Temos que destacar também o excelente trabalho de alguns brasileiros. Paulo Coelho, por exemplo esteve presente na cerimônia que definiu o Rio como sede. Acredito que o trabalho dele tenha sido fundamental. Eu mesmo li “O diário de um Mago”, livro que conta as peripércias dele andando pela Espanha, e o livro é tão chato, mas tão chato que você fica com raiva da península ibérica toda. Ponto a menos para Madrid.

De qualquer forma, será uma chance única de acompanharmos em nossa terra amada a desenvoltura de atletas nas disputadíssimas partidas de pólo aquático. O que dizer então do beisebol, esta paixão nacional? Pros amantes de beisebol, é a chance também de acompanhar o softbol (um beisebol bicha) e pros amantes de tênis é a chance de acompanhar o badminton (um tênis para macho). Já para os amantes de tiro, não precisam esperar as olimpíadas. Podem já vir pro Rio que vocês vão tomar uns!

Mas eu recomendo altamente as partidas de hóquei na grama. É hockey. É grama. E principalmente são garotas lindas com sainhas edificantes se batendo com tacos. Acho que tem uma bolinha no jogo também e algum objetivo que eu não sei direito… Mas vale a pena assistir.

Nem só de disputas esportivas e putaria entre atletas vive as Olimpíadas… Para o show de abertura, o Rio deve ser a primeira cidade do mundo a acender a tocha olímpica com uma granada. Que não vai ser jogada de dentro do estádio!

E quem se lembra das Olimpíadas de Beijing 2008 – China? A festa de encerramento contou com a presença de um ônibus londrino no estádio (aqueles vermelhos de dois andares) que levou a tocha, simbolizando a passagem da chama olímpica para a próxima cidade a sediar os jogos (no caso, Londres em 2012). Londres também fará algo parecido. Alguns atores invadirão a festa de encerramento trajados como traficantes e roubarão a chama olímpica, simbolizando que ela será mantida em cativeiro no Rio até 2016.

Pelo lado positivo, as olímpiadas no Rio podem ser uma boa forma de trazer dinheiro ao Brasil. Principalmente aos políticos, puteiros e donos de empreiteiras.

1 imagens das comemorações (e derrotas): Yahoo News