Pé na Cova

Na tradição mexicana, 02 de novembro é o dia dos mortos, onde os falecidos são celebrados e até festejados. É uma festa um pouco mais alegre que o dia de finados por aqui, que só é comemorado porque ninguém trabalha.

Minha foice. Gosto de deixá-la perto de onde ficava meu coração.
Minha foice. Gosto de deixá-la perto de onde ficava meu coração.

Dia 02 de novembro porém também é um dia de festa para o Bolão Pé na Cova, o futuro grande sucesso da Paulo Velho empreendimentos (que é tipo uma Walt Disney só de bobagens).

O Bolão ganhou fama na época que o site Cocadaboa ainda trollava a internet alegremente por aí. Infelizmente, o bolão foi sendo abandonado até que caiu no ostracismo – http://www.cocadaboa.com/bolao/ – Basicamente, a idéia é enviar uma lista com 15 nomes de celebridades que você acredita que passarão desta para uma melhor no ano e conforme os obituários forem sendo abastecidos, os participantes vão ganhando pontos. Para a brincadeira ficar mais legal ainda, quanto mais jovem a pessoa apostada, mais pontos ela rende (confira o regulamento completo).

Sempre fui fã da brincadeira. Assim, em 2012, convidei amigos mais próximos para brincar também. Vários amigos mandaram listas, de forma que a organização do Bolão se tornou algo meio complexo. Para a edição de 2013, então adaptei um sistema em wordpress para tornar essa manutenção mais fácil e intuitiva. E o Bolão cresceu mais…

Para 2014, vem aí uma nova edição do Bolão. A partir do dia 18 de novembro, qualquer um pode enviar listas. Já montou a sua? Siga as dicas pra um melhor aproveitamento:

  • Leia os prontuários médicos. Aquela celebridade foi pro hospital? Suspeita de câncer? Passou três meses internado ano passado e recebeu alta mas não voltou a trabalhar? Guarde o nome dela! (celebridades internadas recentemente: Luis Fernando Veríssimo, Maguila, Casagrande, Roberto Gomes Bolaños)
  • “Os meus ídolos morreram de overdose” ~ Não é segredo pra ninguém que o mundo das celebridades está intimamente relacionado com o mundo das drogas. E basta uma crise leve de depressão para o astro se afundar no pó e, posteriormente, sete palmos abaixo… (lista aleatória de celebridades que não tem nenhuma relação com este fato aqui exposto: Keith Richards, Fábio Assunção, Charlie Sheen, Robert Downey Junior, Rafael Ilha)
  • The 27’s club: Vinte e sete anos. Vários astros morreram nessa idade, o que deixou o número amaldiçoadamente marcado… Além disso, uma celebridade de 27 anos rende 73 pontos, o que é uma bolada em termos de pé na cova. (Celebridades nascidas em 1987: Ellen Page, Zac Efron, Lionel Messi, Hilary Duff, Paulo Velho)
  • O de sempre: Todo ano morre alguém que trabalha ou trabalhou na “Praça é Nossa”. Tem aquela dupla sertaneja que a primeira voz vira pó. Tem o político que vira santo depois que morre. Seu personagem favorito de Game of Thrones provavelmente vai morrer. E tem sempre aquela celebridade esquecida (que volta à fama quando morre).

Estatísticas 2013:

  • Mais apostados de 2013: 1) Hugo Chavez; 2) Silvio Santos; 3) José Sarney
  • Jovem mais apostado: Macaulay Culkin
  • Listas que apostaram no Paulo Velho: 3
Sean Bean. Garoto-propaganda do Pé na cova.
Sean Bean. Garoto-propaganda do Pé na cova.

+ MAIS +

Para apostar:

Bolão Pé na cova: http://www.bolaopenacova.com/