iPad: O iPhone que não cabe no seu bolso.

Finalmente!
Após anos de espera, especulações, chiliques homossexuais e suicídios de Mactards, a Apple finalmente lançou o seu tão esperado tablet.

iPad de pobre
iPad

O atual sonho de consumo da comunidade arco-íris atende pelo nome de iPad. Por que a Apple continua inventando esses iStupidNames? Por que não chamam simplesmente de Apple Tablet e economizam milhões em campanhas publicitárias? Mas isso é algo que certamente iremos nos acostumar. A gente se acostumou até com iPhone!

Fato é que, a partir do hype que estava sendo feito em cima do lançamento, as expectativas eram de algo grandiosíssimo. É maravilhosa a forma como a Apple faz essa publicidade gratuita, simplesmente mantendo segredo sobre o que vai lançar. O hype em cima do evento era tão grande que até parecia que o tablet viria com o último episódio de Lost. Se o evento fosse televisionado, o Superbowl provavelmente pagaria por um anúncio no intervalo. Até o Bill Gates estava ansioso pelo evento. Principalmente depois do Macintosh, em 1984, quando o Steve Jobs parou de contar as novidades pra ele antes do lançamento.

4 horas antes do início do evento, “Apple Tablet” era o maior trending topic do twitter. 4 horas depois do evento “iTampon” era o maior trending topic, uma piada com o nome do aparelho que deve ter levado algum executivo à depressão (ou à rua).

Monotasking is sooo Dos!
Monotarefa é tããããoooo DOS

No evento ficou clara a excitação de Steve Jobs: “You can see the whole page in front of you and you can manipulate it with your fingers … You can see the whole page – it’s phenomenal. It’s an incredible experience.” Uau, Steve! Você pode ver a página toda e manipular ela com seus dedos! Fenomenal, hein. Coisa que eu posso fazer com um jornal de verdade, que custa US$ 498 mais barato e ainda posso levar pra ler na praia sem medo! Um sistema monotarefa? Sério mesmo, Apple? Quer dizer que eu não posso ouvir músicas e digitar um texto ao mesmo tempo?

Pelo menos mexer no aparelho é fácil. E mesmo se você não conseguir fazer alguma coisa, iPad ajuda pra alguém.

A digitação é outro detalhe. Imagino o quando deve ser desagradável digitar naquele teclado emulado em uma tela de vidro. Obviamente que os Apple-fans vão adorar, provavelmente com o argumento que as teclas reais estragam o esmalte de suas unhas.
O sistema multitoque dos últimos aparelhos da Apple permanece. E agora a Apple se firma como a empresa que menos pensa nos seus cliente cegos, lançando mais um produto que não pode ser usado por deficientes visuais. Essa classe ainda espera um lançamento da Apple que consiga exibir braile numa tela touchscreen.

No final o iPad não passa mesmo de um iPhone gigante. Que não faz ligação e nem tira foto. A única possível utilização malandra dele é como um iBook de luxo. A Apple deixa claro que está entrando com os dois pés no peito da Amazon na questão de eBooks. Em breve não duvido que um dos aplicativos lançados seja o iKindle, que emula o aparelho da Amazon na tela do seu iPad, se você sentir saudade daquele layoutzinho quadradão do Kindle.

Eu ficaria mais feliz se fosse lançado junto o iPhone OS 4.0, que vem prometendo multitarefa inclusive pro iPhone. Tá certo que isso vai acarretar um acréscimo de trabalho em alguns sistemas com os quais mexo, mas seria bem mais útil. Provavelmente no próximo evento, a novidade da Apple vai ser um iPod Touch: Igualzinho ao iPad, mas cabe no seu bolso!

Mas a minha opinião realmente não conta nada. Prova disso são as ações da Apple, que subiram de 203.20 a 209.14 no minuto do lançamento do aparelho, que já é o maior lançamento tecnológico dos anos 10!

ações da Apple em 26/jan
quanto maior o iPhone, maior o lucro...

Sou fã dos produtos da Apple, mas o iPad é um produto que está ainda bem longe de chegar em minhas mãos. Gosto de livros, mas não preciso de um ebook reader por enquanto. As outras utilidades do aparelho (quais outras?) também não me interessam. Tablet por tablet, gostei mesmo da tablet que o diretor da minha empresa me forneceu no começo do ano para que eu fizesse meus desenhos – uma Wacom CTE-430. Não quero também nem pensar o preço que esse brinquedinho vai chegar aqui no Brasil. De qualquer forma, o único iPad que eu tenho dinheiro para comprar mesmo é um iPad-moleque.