Ditadores Africanos

Na escala da insanidade, há uma série de categorização de malucos que podemos ordenar:

  • O normal
  • O levemente insano
  • O pessoal que coloca o arroz por cima do feijão nos self-services
  • O maluco de pedra
  • Eu
  • Eleitores partidários
  • Salvador Dalí
  • Ditadores africanos

Estudando a história da África, é fácil ficar abismado com o nível de insanidade desses ditadores e chefes que comandaram o continente. São personagens tão únicos que é de se duvidar que realmente existiram, mais parecendo terem sido tirados de alguma obra de ficção cômica, de algum autor sarcástico, como Douglas Adams ou Terry Pratchett. Entre esses ditadores, destacam-se:

Mobutu Sese Seko

mobutu

O rapaz na foto, usando um belo chapéu de pele de onça (que, em combinação com os óculos de aro grosso, acabou virando sua marca) e uma roupa colorida é Mobutu Sese Seko, antigo ditador do Zaire. Depois de uma série de golpes de estado, assumiu o poder do Congo em 1965, colocando em exílio o presidente que ele mesmo tinha ajudado a eleger.

Seu nome de batismo é Joseph-Desiré Mobutu. Em 1971, trocou o nome do país para Zaire e forçou todos os cidadãos a adotarem nomes africanos. Nomeou a si mesmo Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Bang, que significa O Todo Poderoso Guerreiro que, Por Sua Força e Inabalável Vontade de Vencer, Vai de Conquista em Conquista, Deixando Fogo em Seu Rastro.

A estimativa conservadora é que Mobutu tenha roubado em esquemas de corrupção mais de 5 bilhões de dólares do Zaire, sendo o líder mais corrupto da África e um dos mais corruptos da história da humanidade. Sob seu governo, o Zaire se tornou um dos países mais ricos do continente, através de atividades como extração de metais e pedras preciosas. Apesar disso, o povo ia afundando cada vez mais na miséria e a dívida externa alcançava os 12 bilhões de dólares. Quando morreu, sua fortuna era estimada em 7 bilhões de dólares, sendo ele mesmo o responsável por boa parte do PIB do próprio país.

Entre outras extravagâncias, o casamento da filha de Mobutu incluiu a contratação de três orquestras, um bolo importado de Paris que custou mas de 65 mil dólares (o que faz os doces da Sodiê não parecerem tão caros assim), um vestido de noiva de 70 mil dólares e mais de 3 milhões de dólares em jóias.

Mobutu morreu em 1997, de causas naturais. O Zaire voltou ao nome antigo: “República Democrática do Congo”.

Idi Amin

idiAmin_1614124cDizer que era presidente ou ditador de Uganda é pouco. Seu título oficial era:

Sua Excelência, presidente vitalício, marechal de campo, doutor Idi Amin Dada, Senhor de todas as feras da Terra e peixes dos mares e conquistador do Império Britânico na África em Geral e Uganda em particular

Sim, era esse seu título oficial.

Gostava de nadar com elefantes e proclamava-se descendente dos escoceses. Expulsou os imigrantes indianos (arruinando a economia) e ofereceu abrigo a terroristas palestinos que sequestraram um avião cheio de israelenses. Com trocas repentinas de humor, era amável e carismático em um momento e bravo e violento logo depois. Também acreditava-se que era um canibal.

De tão caricato, gerou um filme Hollywoodiano: O Último Rei da Escócia, que rendeu o Oscar de melhor ator a Forest Whitaker

Jean Bedel Bokassa

1627_01_bokassa

Mais um doido de pedra.

Órfão, entrou logo cedo no exército da República Centro-Africana, aonde atuava junto das tropas colonizadoras francesas. Quando seu país conseguiu a independência, em 1960, Bokassa já era capitão. Seu primo, David Dacko, elegeu-se presidente e Bokassa foi promovido a general. Em 1966, depôs o próprio primo e tomou o poder.

Em 1977, cansou de ser presidente e declarou-se imperador. Aficcionado por Napoleão Bonaparte, organizou uma cerimônia para sua auto-coroação que custou cerca de 20 milhões de dólares. Bokassa chegou numa carruagem de 8 toneladas, toda enfeitada a ouro, usando um manto de nove metros de veludo púrpuro que pesava cerca de trinta quilos e sapatos de pérola. Seu trono tinha a forma de uma águia com três metros de altura e quatro de largura. Convidou e pagou as despesas de viagem de três mil autoridades de outros países e mandou construir modernas casas pré-fabricadas só para alojá-los. Mudou o nome do país para Império Centro-Africano.

Foi deposto pelas tropas francesas em 1979, após a ordem para metralhar cerca de 100 alunos do ensino fundamental, que faziam um protesto contra o governo. Seu palácio possuía um zoológico particular com crocodilos que eram alimentados com os corpos de seus inimigos. Os freezers do palácio também continham carne humana – acredita-se que Bokassa era canibal e se alimentava de seus desafetos.

Em 1986, retornou de seu exílio na França e foi imediatamente detido, acusado de 14 acusações diferentes, incluindo traição, assassinato e canibalismo. Foi condenado à morte, mas teve a pena anulada e comutada à prisão perpétua. Porém, em 1993, foi anistiado, libertado e, sabe-se lá porquê, recebido como herói pela população. Cansado de ter sido imperador, dessa vez disse que era o 13º apóstolo e que tinha encontros secretos com o papa.

Bokassa morreu em 1996, aos 75 anos, deixando 17 esposas e 50 filhos.

Robert Mugabe

robert-mugabe

Este é atual: Robert Mugabe é há 26 anos presidente do Zimbábue. De herói, sendo comparado a Nelson Mandela na luta contra a opressão branca, a vilão, sugerindo que a população branca do país voltasse para a Inglaterra e declarando ser o homem que impõem medo em Barack Obama.

Mugabe foi reeleito ditador presidente do Zimbabwe em 2013, com 61% dos votos, numa eleição contestável – recebendo votos de mais de 100 mil eleitores cadastrados com mais de 100 anos, algo estranho para um país cuja expectativa de vida é de 53 anos.

Antes disso, havia sido reeleito em 2008, de forma mais contestável ainda. As eleições daquele ano eram as primeiras da nova constituição zimbabueana e Morgan Tsvangirai, candidato da oposição, venceu, o que finalmente tiraria Mugabe do poder. Mas um bom ditador não aceita a derrota facilmente. Foi ordenada a recontagem dos votos, com uma alegação de suspeita de fraude. Enquanto o embate se dava de forma supostamente democráticas, membros do partido de Mugabe – O ZANU-PF cuidavam da reeducação da população, através de violência, torturas e violações.

A situação ficou tão fora de controle que Tsvangirai decidiu, pelo bem da população, desistir de sua candidatura no momento que os partidários de Mugabe conseguiram a imposição de um segundo turno e uma segunda votação. Sem outro candidato, Mugabe foi obviamente reeleito.

Sarcástico, ele convidou Tsvangirai a assinar um acordo de divisão de poder.

O ZANU-PF têm invadido casas e recolhido os rádios que instituições internacionais distribuíram à população para conhecimento do que tem acontecido no país. Em 2009, o Zimbábue adotou o dólar americano como moeda, após uma hiper-inflação de 9000%.

Haile Selassie

2443777642_3842f6c221

Herdeiro de uma dinastia cujos antepassados remontam ao Rei Salomão, foi presidente imperador da Etiópia por quatro décadas. Um orador talentoso, suas visões internacionalistas levaram a Etiópia a se tornar membro das Nações Unidas. É considerado um dos maiores líderes mundiais dos anos 60, tendo até sido escolhido como personalidade do ano pela revista Time em 1935.

No final do seu reinado, na década de 70, possuía um ministro dedicado a alimentar seus leões, um só para anotar as suas ordens e um outro que cuidava das almofadas sob seus pés. Possuía no seu palácio na capital Addis Ababa vários animais selvagens, e era sempre visto na presença de guepardos, leopardos e leões.

Seu nome de batismo é Tafari Makonnen. Casou-se com a filha do imperador Menelik II, tornando-se Ras Tafari (príncipe Tafari, em aramaico). Com a morte da imperatriz Zewditu, sua antecessora, tornou-se o novo imperador, ganhando o nome de Ras Tafari (príncipe Tafari, em aramaico). No Ocidente, a figura de Selassie foi adotada por um grupo de jamaicanos que o transformou em Deus da religião Rastafári e as cores vermelha, verde e amarela de bandeira etíope são cultuadas até hoje.
[update: 28/abril/2016, de acordo com informações de comentários (obrigado, Marcos!)]

Leopoldo II

leopoldo_ii

O ponto fora da curva dos ditadores africanos: Leopoldo II foi o rei da Bélgica de 1865 a 1909. Megalomaníaco, planejava de qualquer forma a expansão do território belga. Porém, seu país era cercado pela França e pela Holanda. Sem possibilidades de alargar suas fronteiras dentro da Europa, lutou por uma colônia: primeiro, tentou comprar uma província na Argentina. Depois, propôs arrendar as Filipinas à Espanha. Ainda tentou colônias na China, Vietnã, Polinésia e até Japão, sempre sem sucesso. Voltou então seus olhos para a África. O parlamento belga, entretanto, acreditava (sabiamente) que a manutenção de uma colônia era nada mais do que uma excelente maneira de gastar dinheiro sem atender as necessidades de sua jovem população.

Mas uma característica de um maluco é não se deixar ouvir pela razão. Sem o apoio de seu país, Leopoldo II assumiu totalmente a região do Congo para si. Graças a uma série de influências que somente um rei europeu consegue obter, o monarca foi agraciado com uma imensidão de 2 milhões de km² e controle sobre toda a população que lá vivia, tornando-se então um dos maiores conquistadores de terra da história, perdendo talvez somente para Alexandre o Grande e Júlio César.

Leopoldo II tratou o Congo como sua própria fazenda, tendo a escravidão como principal forma de trabalho e todo o marfim e borracha obtidos como suas posses. Seu controle era violento e brutal e a quantidade de mortes atribuídas a ele varia entre 8 e 10 milhões, quase metade da população do Congo na época.

A situação ficou tão incontrolável que, em 1908, o parlamento belga interferiu. Tomou a região das mãos de seu rei maluco, rebatizou o lugar de Congo Belga e diminuiu consideravelmente as violações de direitos humanos. O rei veio a falecer um ano depois, em 1909, sem nunca ter visitado suas terras africanas. Seu cortejo fúnebre real recebeu vaias dos populares.

A Bélgica, entretanto, nunca soube lidar bem com suas colônias, o que acarretou mais tarde a tomada de poder no Congo por Mobutu ou o terrível genocídio de Ruanda.

  • MARCOS

    Muito bom o texto, mas incabível a presença de Hailé Selassié entre os ditadores, além de conter diversas informações erradas a seu respeito. Ele nunca foi presidente da Etiópia, mas seu 225º imperador, numa dinastia que alegava ser originada no rei Salomão e na rainha de Sabá. A Etiópia foi o único país africano não colonizado pelos europeus, e um dos primeiros países cristãos do mundo. Após escorraçar os invasores italianos na batalha de Ádua no século XIX, o país manteve sua independência até ser novamente invadido pela Itália fascista, sendo libertado após a segunda guerra mundial. Hailé Selassié procurou modernizar um país de tradições milenares e, embora sua margem de ação tenha sido reduzida, foi reconhecido como um dos maiores líderes mundiais dos anos 60, duas vezes escolhido como homem do ano da revista Time. Enfim, ele não se casou com a filha de Menelik, que era sua parente. E jamais possuiu ministros para alimentar leões ou cuidar de almofadas: essa eram tarefas para empregados comuns. Em 1974 já octogenário, ele foi derrubado por um golpe militar que instituiu o socialismo no país. Seu sucessor Mengistu Hailé Mariam, foi sim um sanguinário ditador, nos moldes tradicionais africanos, que mandou sufocar secretamente o velho imperador aposentado enquanto dormia, e afundou o país em guerra civil e perseguições.

    • Olá, Marcos!
      Muito obrigado pelas suas informações. Já alterei parte do texto.

      Entendo a estranheza da presença de Salassie na lista, já que ele não era um corrupto declarado como todos os outros. Mas tanto ele quanto o Rei Leopoldo se destacam pela administração conturbada de um país africano, e mesmo que Salassie tenha indubitavalmente sido um excelente líder para a Etiópia (eu já tinha conhecimento das informações históricas apontadas), o fato dele andar sempre na companhia de animais selvagens e ter originado acidentalmente uma religião na América Central é o bastante pra considerá-lo inusitado o suficiente para entrar nessa lista… =)

      – Em relação à morte de Salassie:
      “While it is not known what actually happened, there are strong indications that no efforts were made to save him. It is unlikely that he was actually killed. Such rumors were bound to arise no matter what happened, given the atmosphere of suspicion and distrust prevailing in Addis Ababa at the time.” (wikipedia)

      – Em relação às informações sobre os ministros, eu as mantive: essas particularmente estão presentes no livro do Fábio Zanini “Pé na África” e fazem parte de pesquisas do jornalista feitas em Addis Ababa. O termo “ministro” pode ser algum “lost in translation” de algum dos nossos lados, mas confio na versão do Zanini para o caso.

      – Em relação à ele ter se casado com a filha de Menelik, você tem toda razão e realmente eu cometi um erro crasso na afirmação.

      Mais uma vez, muito obrigado! =)

  • carlos jesus

    BRASIL PRIMEIRISSIMOSMUNDOS só no dia que todos os tipos de DECISÕES IMPORTANTISSIMAS átravés de PLEBISCITO CONSULTAS REFERENDO POPULAR serem decididos mas por todos os seus internos povo nativo municipal estadual federal distrital sem exceção nenhuma pois a SOLUÇÃO para eliminar definitivamente com todos os tipos variações de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES etc sempre foi e é que tudo ali sem exceção nenhu ma tudo seja feito com TRANSPARENCIA DEMOCRACIA DIRETA RETA PARTICIPAVA etc ao invés de em pleno03º milenio séculoxxi no BRASIL tudo sem exceção nenhuma tudo sempre ficoufica só nas mãos dos seus inter nos POLÍTICOS edosseus FINANCIADORESdeCAMPANHASPOLITICAS etc
    =
    então o MAIOR e PRINCIPAL PROBLEMA no BRASIL não está sómente só em ELEGER a…b…c….quase todos os anos durante décadas séculos até UM DIA acertar em cheio obs que ELEITOS DIRETO DEMOCRÁTICA MENTE foram também os piores DITADORES TORTURADORES do MUNDOTODO como MADURO HITLER IDI AMIN DADA etc então o problema maior principal ÁLÉM de ELEIÇÕES DIRETAS DEMOCRÁTICAS quase to dos os anos está sim na TOTAL FALTA AUSENCIA TOTAL de TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA etc
    =
    obs que no BRASIL desde 1500dc toda MÍDIAemGERAL TELEVISIVA falada escrita redessociais etc 24hsdianoite 365diasdo ano sempre só faloufala só em ELEIÇÕESDIRETAS e explica ITENS por ITENS mas do outro la do esta mesma MÍDIA nunca jamas falou fala nada em TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA etc á nivel municipal estadual federal distrital¿¿¿por quê¿¿¿aí mesmo no seu municipio aonde é envol vido DIRETO INDIRETAMENTE DINHEIROPÚBLICO OBRASPÚBLICAS SERVIÇOSPÚBLICOS etc algo alguma com 1000%TRANSPARENTE1000%DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA etc claro que não
    =
    eis a principal diferença em ser ou não primeirissimos mundos em todos os sentidos direções é que todos os seus internos políticos, sejam um tipo de SERVIÇO VOLUNTARIO eou no máximo algo como um CONSELHO TUTELAR, isto é se querem se aposentarem tem que terem uma outro meio de ganhar dinheiro etc nunca jamais fazerem da POLÍTICA do MEIOPOLÍTICO um meio de vida em si mesmo etc pois nos países primeirissi mos SER UM POLÍTICO ou entrar na POLÍTICA é algo como se DOAR é algo como no BRASIL fazem tudoetodos serem VOLUNTÁRIOS nas tais CAMPANHAS DOAÇÕES DE SANGUE, VOLUNTÁRIO NAS ELEIÇÕES, NAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO, SER JURADO etc etc
    =
    agora no BRASIL AMÉRICALATINA ÁFRICA etc entrar na POLÍTICA eou no MEIO POLÍTICO etc é ficar RICO MILIONÁRIO BILIONÁRIO etc óbviamente nada ou quase nada em seus nomes aqui no BRASIL etc e ou lá no EXTERIOR via BNDES TESOURONACIONAL etc observem que muitos POLÍTICOS EMPRESÁRIOS EMPREITEIROS BANQUEIROS etc são limpissimos no BRASIL mas e no EXTERIOR¿¿¿
    =
    álém de que nos países primeirissimos mundos tudo é TRANSPARENCIA tudo é DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA(((REFERENDOS-PLEBISCITOS-CONSULTAS-POPULARESetc)))tudo é VIGILANCIA tudo é BIO METRIA DIGITAL ONLINE INTERNET tudo é EMPREENDEDORISMOS tudo é ESCOLAPÚBLICATEMPOINTEGRALdas07ás18hs padrão primeirissimosmundos como as ESCOLAS TEMPO INTEGRAL no JAPÃO etc mesmo tendo ou não tendo ELEIÇÕES DIRETAS INDIRETAS COLÉGIO ELEITORAL DEMOCRACIAS MONARQUIAS ABSOLUTISTASouCONSTITUICIONAIS
    =
    tendoounão BAIXISSIMASouALTISSIMAS CARGASTRIBUTÁRIAS TRIBUTOS tendoounão RIQUEZASRECURSOSNATURAIS tendoounão VERDADEIROS DESASTRES NA TURAIS como TSUNAMIS TERREMOTOS VULCÕES TUFÕES DESERTOS SECOS GÉLIDOS sendo ou não uma nação anciã ou novi nha, gigantesçaoupequeninha em território e ou em população etc etc como tudo sem pre foi e é na AUSTRÁLIA CANADÁ EUA INGLATERRA DINAMARCA NORUEGA CORÉIADOSUL JAPÃO SINGAPURA ALEMANHA IS LANDIA SÚÉCIA SÚÍÇA FINLANDIA NOVAZELANDIA ISRAEL etc
    =
    obs que no BRASIL sempre estão átrás de um novissimo SALVADORDAPÁTRIA POPULISMO etc honestissimo transparente totalmente acessível etc porém sempre depois de serem ELEITOS se tornam INACESSÍVEIS e sempre só tivemos temos só DECEPÇÕES encima de DECEPÇÕES etc pois aonde quase todos os POLÍTICOS são GESTORESPÚBLICOS ADMINISTRADORESPÚBLICOS LEGISLADORESPÚBLICOS os próprios POLÍTICOS sempre fizeram fazem com que tudo ali sem exceção tudo seja feito com SEGREDO SIGILO de ESTADO JUSTIÇA FOROPRIVILEGIADO IMUNIDADE IMPUNIDADE PARLAMENTAR etc principalmente nas suas vidas PÚ BLICASouPARTICULARES etc
    =
    aonde mesmo sendo um péssimo eou corrupto gestor administrador legislador público ficam ou não no poder dependendo do seu poder de influencia de prestígio de barganhar ou não observem que SARNEY ficou até o fim COLLOR,não, istoé, ao invés de tais DECISÕES tudo ficar na mãos dos tais PAGADORES DE IMPOSTOS etc pois cada centavinho que adentra direto ou indiretamente nos bolsos dos próprios POLÍTICOS vem tudo direto indiretamente do bolso de cada cidadão brasileiro etc então tudo ali tem que ser ter TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICI PATIVA DIRETA RETA etc istoé ter o minimo de RESPEITO PARECER SATISFAÇÃO aos seus PATRÕES, todos os PAGADORESdeIMPOSTOS, os quais são os verdadeiros únicos DONOS de todas as RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc
    =
    aonde no BRASIL muitos dizem que o POVO BRASILEIRO ainda não tem a minima da minima condições mentais espirituais discernimentos de decidirem isto áquilo, porém, estes mesmos que viviam vivem dizendo is to são os mesmo que vivem dizendo que o povo nao tem votar neste náquele político partidopolítico sistemapolítico porém tem que votar eleger a…b….c…futuros políticos os quais saem mas de dentro do próprio povo, os quais sempre decidiram tudo só entre eles mesmos, talvez porque seja mais fácil BARGANHAR com meia dúzia de POLÍTICOS do que com toda uma POPULAÇÃO FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DISTRITAL
    =
    veja as milenares negociatas que sempre ocorreu ocorre no BANCODOVATICANO mesmo sendo que quem sempre mandou e desmandou ali foi o SANTO HONESTO TRANSPARENTE PAPA e a IMACULADA IGREJA CA TÓLICA e poderia ser qualquer tipo de LÍDER RELIGIOSO DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS etc tudo seria e ou é a mesma coisa por nada ali ser ter TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA etc
    =
    éentão aonde sempre só víamos e vemos no meio políticos mas todos os tiposvariações de TROCATROCAdeFAVORES MINISTÉRIOS AUMENTOS ABSURDOSetc tudo já combinado lá nos bastidores subterraneos teatralizações etc daí então sempre adveio ádvém todos os tipos variações de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES LAVAGENSDEDINHEIRO CAIXAS 01 02 1000 PROPINAS SUBORNOS NEGOCIATAS etc aqui e ou no exteri or sempre PREJUDICANDO todo o povo federal estadual municipal distrital etc em BILHÕES TRILHÕES de DÓLARES ANUALMENTE etc como sempre aconteceu e ainda acontece em pleno 03ºmilenio século xxi
    =
    https://www.facebook.com/brasilpaisprimeirissimomundo/photos/pb.222375774614161.-2207520000.1467215161./544446392407096/?type=3&theater
    =
    pois no BRASIL é aonde todos os POLÍTICOS PARTIDOS POLÍTICOS SISTEMAS POLÍTICOS etc sempre usaram todo o seu POVO ELEITOR VOTO mas como se fossem os seus RELÉS SÚDITOS SERVIÇAIS ESCRAVOS EMPRE GADOS etc ao inves de serem como os POLÍTICOS PAÍSES PRIMEIRISSIMOS MUNDOS os quais sempre só servirem ao seu POVO ELEITOR VOTO etc no BRASIL se tornar um POLÍTICO se tornou um meio de voce fazer disto uma FUTURA RIQUISSIMAS APOSENTADORIAS em pouquissimo tempo etc
    =
    o PODER INTEGRAL o POVOBRASILEIRO terá mas só se UM DIA exigirem reinvindicarem incessantemente em PACÍFICAS MANIFESTAÇÕES PASSEATAS ininterruptas dianoite 24hsdianoite 365diasdoano UNIDOS nu ma SÓ VOZ que DAQUI PRÁ FRENTE sem exceção nenhuma tudo nos seus MUNICIPIOS ESTADOS DISTRITOFEDERAL e FEDERAL sem exceção nenhuma tudo seja feito só com TRANSPARÊNCIA DEMOCRACIAparticipa tivadiretareta VIGILANCIA BIOMETRIAdigitalonlineinternet
    =
    ESCOLAPÚBLICATEMPOINTEGRALdas07ás18h padrãoprimeirissimosmundos com enfãse principal na total FUTURA INDEPENDENCIA ALFABETIZAÇÃO FI NANCEIRA ECONOMICA EMPREENDEDORISMOS etc como ás do-JAPÃO-mas aonde tenha direto indiretamente mas nem que seja úm único centavinho público no BRASIL ou no EXTERIOR dos trilhões anuais do BNDES TESOURONACIONAL IMPOSTOMETROS etc e como das RI QUEZAS RECURSOS NATURA IS etc NIÓBIO TERRAS RARAS TANTALO ZIRCONIO BAUXITA TITANIO URANIO CÉSIO PRÉSAL ÁGUA ENERGIA ELÉTRICA etc obs que por nada ser ter TRANSPARENCIA etc
    =
    veja que todos os POLÍTICOSbrasileiros desde 1500dc sempre fizeram fazem o que querem sem a minima TRANSPARENCIA DEMOCRACIAPARTICIPATIVA etc com os IMPOSTOMETROS RIQUEZAS RECURSOS NATURA IS etc aqui no BRASIL eou no EXTERIOR etc via BNDES TESOURONACIONAL IMPOSTOMETROS etc aonde muitos políticos empresários banqueiros empreiteiros amigos do rei do poder laranjas etc são LIMPISSIMOS no BRASIL mas eno EXTERIOR¿¿¿óbviamente nada ou quase nada em seus nomes etc
    =
    pois no BRASIL todos os POLÍTICOS ao tirarem o PODER INTEGRAL dos MONARCAS LUSOs BRASILEIROs dos MILITARES dos DITADORES dos TORTURADORES etc porém ao invés de=REPASSAR=INSTANTANEAMENTE o PODER INTEGRALMENTE á todo o seu POVO INTERNAMENTE átravés da TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA etc=NÃO=foi aonde os próprios políticos brasieliros se sentaram no=TRONO= IMPERIAL nas suas=CORTES=FEDERAL=ESTADUAL=MUNICIPAL=DISTRITAL= etc como se fossem os ANTIGOS SANGUE AZUIS e ainda por cima todos os POLÍTI COS BRASILEIROS sempre agiram agem acima da JUSTIÇA da LEI da RECEITA FEDERAL da POLÍCIA etc com FORO PRIVILEGIADO IMPUNIDADES IMUNIDADES PAR LAMENTARES etc
    =
    coisas MEDIEVAIS em pleno03ºmi lenio séculoxxi ERA da HOLOGRAFIA CÉLULAS TRONCOS tudo se AUTOMATIZANDO se ROBOTIZANDO se INFORMATIZANDO tudo sendo feito pelo CELULAR ONLINE INTERNET etc porém no BRASIL AMÉRICALATINA ÁFRICA CORÉIADONORTE etc ser POLÍTICO tudo ainda está como nos TEMPOS MEDIEVAIS, obs que querem fazerem REFORMA de tudo que se imagina menos uma REFORMA em SER POLÍTICO etc
    =
    pois por o povo brasileiro nunca jamais exigirem reinvindicarem TRANSPARENCIA etc etc INOCENTEMENTE infantilmente paga para MILHÕES de outros brasileiros ficarem ETERNAMENTE na total dependencia dos tais PROGRAMAS AJUDAS SOCIAIS, dinheiro que saiu sai do bolso dos próprios brasileiros ao invés disto ser uma AJUDA TEMPORÁRIA,obs que querem mexer com quem JÁ CONTRIBUIU CONTRIBUI os APOSENTADOS mas nada em mexer em quem nunca jamais CONTRIBUI e nem mesmo com a APOSENTADORIA dos POLÍTICOS JUDICIÁRIOS CARGOS ALTOS SERVIDORESPÚBLICOS etc e ainda por cima todos os políticos fazem com que tudo que é PEDÁGIOS RODOVIÁRIOS o brasileiro paga duas quatro vezes pelo mes mo serviço como paga quando os ARTISTAS recebem os tais INCENTIVOS em milhões bilhões pela LEI ROUANET pois são IMPOS TOS que iriam para a SAÚDE EDUCAÇÃO SEGURANÇA etc e depois paga para ASSISTIR os tais e tais FILMES SÉRIES NOVELAS SHOWS etc e o pior a maioria tudo SUPERFATURADO etc tudo sem nenhuma TRANSPA RENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA BIOMETRIA DIGITAL ONLINE INTER NET etc
    =
    eo pior na verdade NUNCAJAMAIS estivemos estamos estaremos em CRISESouROMBOS-FINANCEIROS etc sempre estívemos estamos pagando pelas CORRUPÇÕES etc aqui no BRASIL ou no EXTERIOR e como pela PÉSSIMAeFRAUDULENTA GESTÃOPÚBLICA ADMINISTRAÇÃOPÚBLICA tudo culpa de nada no BRASIL ser ter TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA etc se caso tivessem 1000%TRANSPARENCIA etc o BRASIL e todos os brasileiros estariamos mil vezes melhor que a DINARMARCA
    =
    pois o BRASIL e todos os brasileiros sem exceção nenhuma mesmo os MORADORES DE RUAS MINDINGOS e sem ainda terem a minima da minima CONSCIENCIA DISTO são os mais RICO QUINQUILIONÁRIOS do UNI VERSO em todos os sentidos direções porém PROPOSITALMENTE principalmente átravés da MÍDIAemGERAL desde 1500dc até hoje 03ºmilenio século xxi sempre ocultaram omitiram tudo isto mas do próprio povo nativo brasileiro internamente
    =
    pois álém dos trilhões anuais do BNDES TESOURONACIONAL IMPOSTOMETROS etc e das suas internas e oceanicas RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS infinitas ilimitadas e dos ainda totalmente desconhecidos NIÓBIO TERRAS RARAS TANTALO ZIRCONIO URANIOS CÉSIOS OUROS DIAMANTES PRÉSAL ÁGUA ENERGIA ELÉTRICA etc e ou dos ainda pouco explorados, ainda por cima o BRASIL é a NAÇÃO mais RICA do MUNDOTODO em ÁGUAPOTÁVEL, FLORESTAS, MATAS, TERRAS FÉRTEIS etc do mundotodo, tanto na SUPERFICIE como nos SUBTERRANEOS com os seus oceanicos infinitos ÁQUÍFEROS SUBTERRANEOS como o GUARANIeoAMA ZONICO etc
    =
    inclusive lá na CAATINGA NORDESTINA tem AGUAS SUBTERRANEAS, falta sim POÇOS ARTESIANOS DESSANILIZAR DESINSALUBRIAR,etc, porém todos os ANTIGOS ATUAIS POLÍTICOS NORDESTINOS sempre usaram as tais SECAS NORDESTINAS CAATINGAS NORDESTINAS etc mas como uma ETERNA ÍNDÚSTRIA DA SECA mas SÓ para se manterem EGOÍSTICAMENTE no PODER POLÍTICO ETERNAMETNE desde 1500dc até hoje em dia em pleno 03ºmilenio século xxi fora ainda por cima todas as MINASeNASCENTES de ÁGUA POTÁVEL MINERAL CURATIVA etc e no BRASIL tudo sem exceção nenhuma tudo que PLANTA dá, e no BRASIL não tem DESERTOS SECOS GÉLIDOS, como o CANADÁ NORUEGA ISRAEL AUSTRÁLIA etc tem, e o CLIMA TEMPERATURA no BRASIL é EXCELENTE e não tem nenhum tipo de DESASTRE NATURAL GIGANTESCO como TERREMOTOS TSUNAMIS VULCÕES etc etc obs quem é mais sem vida nenhuma totalmente estéril o DESERTO ISRAELENSE ouas CAATINGAS NORDESTINAS etc imagine o que teriam feito desde 1500dc se aonde é CAATINGA NORDESTINA ali só tivessem só JUDEUS mesmo sem nenhuma AJUDA GOVERNAMENTAL etc mesmo que os JUDEUS lá estivessem mas sem úm único centavinho etc
    =
    por nada ser ter TRANSPARENCIA etc obs que CORRUPÇÕES etc tem até mesmo aonde é FUNDOS DISTO DÁQUILO EMPRESAS ou SETOR PÚBLICAS MISTAS etc pois cada centavinho que ali adentrou adentra veio tu do DIRETO INDIRETAMENTE do bolso de cada cidadão brasileiro e foi pa ra os seu LOCAIS SERVIDORES os quais REPASSARAM aos tais FUNDOS etc aonde depois os POLÍTICOS eou os seus AMIGOS do REI do PODER os seus LARANJAS FAMILIARES PARENTES AMIGAS AMANTES FUNCIONÁ RIOS FANTASMAS CARGOSDECONFIANÇA etc usam os tais FUNDOS á VONTADE, aonde todos eles se dão bem porém os tais SERVIDORES eos PAGA DORES IMPOSTOS sempre ficaram ficam nos PREJUÍZOS etc por nada ali ser ter TRANSPARENCIA etc e é a mesma situação com cada centavinho que entra direto indiretamente no bolso dos POLÍTICOS os quais são também SERVIDORES PÚBICOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
    =
    DECISÕES IMPORTANTISSIMAS como recentemente todos os cidadões nativos da INGLATERRA decidiram recentemente em REFERENDO POPULAR sair ou não da UNIÃO EUROPEIA etc e decisões como se querem co mo PRIORIDADE NÚMERO UM COPADOMUNDO2014 JOGOSOLIMPICOS2016 PADRÃO PRIMEIRISSIMOSMUNDOS ou SAÚDEPÚBLICA EDUCAÇÃOPÚBLICA SEGURANÇAPÚBLICA etc PADRãOPRIMEIRISSIMOSMUN DOS decisões como o IMPEACHMMENT CASSAÇÃODEMANDATOS e ou PERDÃO ou não de DÍVIDAS em BILHÕES de dólares de outros países nações clubes estados com o COFREPÚBLICOBRASILEIRO decisões de PER DOAR EMPRESTAR DOAR MILHÕES BILHÕESdeDÓLARES mas á todos os paises latinoamericanos africanos eou lhes dando AJUDAS HUMANITÁRIAS FORÇAS TAREFAS etc
    =
    pois se voce como CIDADÃOouCATEGORIA PROFISSIONAL não ter a minima CONSCIENCIA POLÍTICA FINANCEIRA JURÍDICA CORPORATIVISTA UNIÃO etc querendo ou não terá como seus REPRESENTANTES pessoas mal intencionadas contra voce pessoalmente eou contra a sua CATEGORIAPROFISSIONAL,obs que quanto maior a CONSCIENCIA POLÍTICA FINANCEIRA JURÍDICA de tais CIDADÕES e ou de tais CATEGORIASPROFIS SIONAIS, mais conseguem CONQUISTAR as suas REINVINDICAÇÕES etc
    =
    e quanto menos CONSCIENCIA POLÍTICA etc menos ainda conquistas conseguem, por exemplo compare as CONQUISTAS lá no CONGRESSONACIONAL dos ACS ACES edos MÉDICOS edo outrolado eis as razões de uma EXCEPCIONAL CATEGORIA PROFISSIONAL nuncajamais ter ainda conquistado NADAdeNADA lá no CONGRESSONACIONAL,á qual mesmo sendo mais de50%70%de todas as 17ÁREASdaSAÚDE, e mesmo sendo umas das 03 maiores CATEGORIASPROFISSIONAISBRASILEIRAs e mesmo sendo a primeira no UNIVERSO á reinvindicar desde 1952 55 2009 váriasevárias reinvindicações e mesmo sendo a mais anciã depois dos MÉ DICOS como CATEGORIAPROFISSIONAL mesmo assim
    =